Umectação com óleo de rícino e de côco – Parte 1 (hidratação)

Oláaaa, pessoal! Como vocês estão?

Aqui é a Mari e hoje vim falar de um assunto que eu, particularmente, adoro: cabelos

Sempre vi muita gente (no youtube, blogs, grupos do facebook…) elogiando os efeitos do óleo de côco e também falando de como o óleo de rícino ajuda no crescimento capilar e aí resolvi testar os dois na umectação (umectação é nada mais nada menos do que umedecer o cabelo com óleos vegetais concentrando na raiz e massageando-a).

Só que antes de falar sobre como eu fiz, preciso falar um pouquinho de como é o meu cabelo porque nenhum cabelo é igual. Muitas vezes o que funciona pra mim pode não funcionar pra você e a última coisa que eu quero é que alguém fique desmotivada a cuidar do cabelo porque não deu certo (já aconteceu comigo e sei como é chato). A gente continua testando e aos poucos vamos trazendo outros tratamentos aqui, aí vamos nos ajudando, ok?!

Basicamente meu cabelo é fino, leve e por isso na época da puberdade era aquela coisa linda de volumoso, né. Nas fotos era 99% meu cabelo e 1% meu rosto pra vocês terem ideia. Daí a partir disso o que aconteceu foi: comecei a fazer progressivas e descolorir. Meu cabelo que já quebrava fácil por ser fino, passou a quebrar mais ainda e foi aí que eu passei a me interessar mais em cuidar do meu cabelo e descobri como a internet podia me ajudar.

Bom, desde criancinha sou louca pra ter cabelo grande, daqueles que vai na cintura, mas chega num ponto que meu cabelo parece não crescer mais. Daí descobri que 80% das vezes não percebemos o crescimento do nosso cabelo justamente por causa das pontas quebradas, porque a medida que vão quebrando o fio se mantém na mesma altura. Logo, o ideal é cuidar dos cabelos direitinho pra ele ficar saudável da raiz até as pontas.

No meio das minhas pesquisas pra descobrir como fazer o cabelo crescer vi muita gente falando do óleo de rícino, que dá resultados incríveis e é bem baratinho e seguro. Só que por outro lado, vi muitas meninas reclamando da dificuldade que é tirar o óleo e consequentemente de quanto o cabelo ficou ressecado por usarem muito shampoo pra tentarem tirar e até mesmo dizendo que a umectação deixava o cabelo pesado e feio.

Foi aí que comecei a procurar meios de tirar o óleo do cabelo sem deixar o shampoo ressecar e acabei encontrando o método UCPE (google, beijo grande no coração, viu? <3).

Esse método é basicamente: U – umectar; C – condicionar; P – pausar; E – enxaguar.

E aí na prática acontece assim: você faz a umectação, que nada mais é do que passar o óleo na raiz do cabelo massageando bem pra ativar a circulação e para os óleos penetrarem e deixa o tempo que achar necessário (pode ser meia hora, 2 horas, dormir com o óleo na cabeça, o que você se adaptar e achar melhor). Quando for tirar, ao invés de entrar no banho e lavar normalmente com shampoo, condicionador e etc, você condiciona fora do banho (tenho usado o Yamasterol e limpa muito bem, além de hidratar e ser baratinho) fazendo massagem na raiz e em mecha por mecha, como se estivesse usando o shampoo mesmo e pausa por 20/30 minutos. Depois disso é só enxaguar o cabelo e pode lavar normalmente como você gosta.

Esse método é responsável por 40% do resultado incrível que eu tive, porque potencializou a hidratação com o Yamasterol e não retirou os nutrientes dos óleos usando muito shampoo. Foi uma daquelas descobertas da vida, sabem?

E agora, falando da umectação em si. Meu objetivo é fazer o cabelo crescer e também cuidar pra deixar ele bem saudável. Logo, comprei o óleo de rícino. Só que como falei lá em cima ele é muito espesso e pra ajudar a deixar ele mais líquido e ajudar na hidratação comprei o óleo de coco. Aí acabei tendo um resultado 2 em 1 gastando menos de 10 reais, tem como não amar? hahaa!

Misturei uma colher de sopa de óleo de rícino com meia colher de sopa de óleo de coco e passei na raiz do cabelo massageando por uns 5 minutos. Pra aproveitar peguei o óleo de coco puro e passei no comprimento do cabelo pra tratar as pontas também e dormi com eles agindo. No dia seguinte usei o método UCPE pra tirar e depois lavei com duas mãos de shampoo + condicionar e fiquei encantada quando vi o resultado. As pontas ficaram lindas, definiu meu cabelo sem pesar e tá uma seda ❤

Bom, gente, a conclusão é que meio caminho está andado. Quem tem cabelo descolorido sabe como é triste ter que cortar por causa das pontinhas ressecadas e os óleos deram conta do recado. Poucas vezes meu cabelo esteve tão bonito assim naturalmente. Dá pra ver que virei fã mesmo, né?

Ainda não posso falar nada sobre o crescimento porque estou fazendo esse processo há uma semaninha só, mas daqui 2 meses faço um post pra completar esse falando só do crescimento com antes e depois, ok?!

Pessoal, peço mil desculpas pelo textão, mas pra ficar bem explicadinho foi necessário. Não me odeiem, por favor! 😦 hahah

Ahhh, esses óleos vocês encontram em farmácias ou casas de produtos naturais. Eu paguei R$ 4, 00 em cada um. É bom avisar também que, infelizmente, o óleo de ricino não é indicado para gestantes e lactantes porque ativa a circulação sanguínea na cabeça e pode não fazer bem, então é bom evitar, né?

Bom, meus amores, espero que tenham gostado e que dê tão certo em vocês quanto deu em mim! Depois venham aqui me contar se gostaram do resultado, hein?! Qualquer dúvida ou dica, podem deixar um comentário aqui pra gente que responderemos com o maior prazer!

Um beijo e até a próxima ❤

 

3 pensamentos sobre “Umectação com óleo de rícino e de côco – Parte 1 (hidratação)

    • Oi Amanda! (Olha a xará aqui)

      O Yamasterol encontramos com facilidade aqui no Rio nas farmácias!

      Quem sabe você não encontre em lojas especializadas em produtos de cabelo? Pode ser que tenha!

      Iremos no seu blog com certeza! E desculpa pela demora na resposta!

      Obrigada pelo comentário é sucesso com seu blog também❤️

      Beijos!!

      Curtir

  1. Pingback: Resenha: Shampoo SOS bomba da Salon Line! | Tudo em Comum

Deixe um comentário